Uma fazenda inteligente (Smart Farming) é aquela que implementa tecnologias que permitem que um produtor monitore digitalmente as operações da fazenda quase em tempo real e produza dados que apoiem uma tomada de decisão rápida e convincente.
O que é Smart Farming ou fazenda inteligente?
O termo Smart Farming significa agricultura inteligente ou agricultura inteligente e refere-se ao uso de tecnologias avançadas no campo. O objetivo da inteligência agrícola é obter mais informações e informações importantes da fazenda para facilitar a tomada de decisões, otimizar as operações e aumentar a produtividade.
Com as ferramentas certas, as operações agrícolas tornam-se mais rápidas e precisas. Isso economiza tempo e dinheiro se, por exemplo, você evitar comprar mais do mesmo produto que já está em estoque. A agricultura conectada é uma tendência real e as soluções tecnológicas para o agronegócio estão cada vez mais disponíveis, algumas das quais merecem destaque:
- gerenciamento de irrigação usando a Internet das Coisas (IoT);
- sistemas de gestão agrícola;
- sensores, drones e satélites;
- monitoramento da colheita por sensoriamento remoto;
- aplicativos e plataformas que trabalham com dados georreferenciados.
Muitos aplicativos e ferramentas também funcionam off-line, ou seja, sem conexão com a Internet, o que é muito útil para coleta de dados em locais onde ainda não há conexão.
Abaixo, seguem as técnicas de agricultura inteligente mais importantes:
1 – Telemetria
Sensores acoplados a máquinas agrícolas permitem o controle do trabalho em tempo real. Quando as máquinas estão conectadas, é possível ajustar o trabalho até mesmo no campo. Inúmeros softwares e plataformas agrícolas geram relatórios personalizados que podem ser analisados para otimizar as operações.
Com o auxílio de ferramentas de telemetria, é possível saber qual máquina é mais eficiente, bem como o consumo de combustível, quebra de peças, manutenção e eficiência da mão de obra, o que torna a fazenda mais técnica.
2 – Software de Agricultura de Precisão
A agricultura de precisão é um conceito que reconhece que os rendimentos não são uniformes e busca explorar essas áreas para maior rendimento econômico.
A AP pode ser inserida nos mais variados momentos das atividades agrícolas. A aplicação pode (e deve!) começar bem antes do plantio, com o mapeamento e testagem do solo.
A semeadura em si pode contar com a agricultura de precisão por meio de tecnologia nos implementos de plantio. Isso também vale para as práticas de defesa da cultura (como a pulverização inteligente) e a adubação de precisão, que utiliza os dados do solo, aplicando quantidades precisas de cada nutriente.

3 – Drones e Sensores
Existem cada vez mais robôs, drones e sensores no campo. Por exemplo, hoje já é possível ver os focos de pragas e doenças na lavoura com o auxílio de imagens de satélite ou drone. À medida que as dimensões da produção e o tamanho das fazendas aumentam, os sensores ajudam a entender exatamente o que está acontecendo em cada parte da colheita.
A utilização de robótica, drones e sensores permite: aumentar a eficiência da produção; mapeamento de dados de campo em massa; gerações de fichas de identificação de espécies específicas; otimização de manipulação de entrada; compreensão correta do que está acontecendo nos campos. Com a ajuda de sensores é possível coletar uma quantidade muito grande de informações e tomar decisões mais convincentes.
Alguns dispositivos do mercado, como sensores de condutividade elétrica e sensores de biomassa, coletam dados a cada segundo no campo. Isso facilita uma cobertura mais ampla das áreas da fazenda de interesse, levando em conta mapas mais confiáveis das áreas.
Importância da tecnologia para o agronegócio:
O uso da tecnologia no campo traz muitos benefícios para o produtor e para o campo. Com a utilização de ferramentas e maquinários de última geração, é possível: promover a praticidade e qualidade, facilitar a execução diária das tarefas, possibilitar aos produtores o desenvolvimento de um bom planejamento, tornar a utilização das informações e dados mas estratégica e ainda, auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.
Além de, permitir o desenvolvimento de soluções que melhoram o fluxo de produção, tornando esses processos mais econômicos e sustentáveis. Com essas mudanças é possível aumentar a produtividade e os ganhos.
Esses e outros inúmeros benefícios da tecnologia têm motivado os produtores a investirem em produtos, serviços e máquinas agrícolas de primeira linha, na tecnologia da informação e softwares de gestão.
Um dos maiores desafios do setor, é justamente evitar desperdícios e otimizar os ganhos. Evitando perdas de tempo, recursos e principalmente de dinheiro. Por isso, a utilização de ferramentas de gestão tem muita importância para o agronegócio.
Essas alternativas contribuem para o aumento da produção e melhoria na renda e qualidade de vida dos agricultores, atraindo para o agronegócio novos investidores.
Fonte de referência: Aegro
